4 de dez. de 2010

Palavras...

Uma palavra dita, jamais retorna ...
É sim, o que sai de minha boca, seja bom,mal, equivocado, verdadeiro, falso, depois de dito, jamais terá reparação total, mesmo com mil desculpas, assim como alguém que vai ao cume de uma montanha, e espalha todas as penas de um travesseiro, e se tentar recolhê-las, e refazer o travesseiro ao que era antes jamais poderá fazer... As palavras são como estas penas, se espalham ao vento, rapidamente, e pode causar danos, irreparáveis...Então vai uma mensagen milenar, palavras de Sócrates, que devemos tentar usar no nosso falar, ou teclar, rsrsrsrsrs...



As Três Peneiras de Sócrates

Um homem foi ao encontro de Sócrates levando ao filósofo uma informação que julgava de seu interesse:
- Quero contar-te uma coisa a respeito de um amigo teu!
- Espera um momento – disse Sócrates – Antes de contar-me, quero saber se fizeste passar essa informação pelas três peneiras.
- Três peneiras? Que queres dizer?
- Vamos peneirar aquilo que quer me dizer. Devemos sempre usar as três peneiras. Se não as conheces, presta bem atenção. A primeira é a peneira da VERDADE. Tens certeza de que isso que queres dizer-me é verdade?
- Bem, foi o que ouvi outros contarem. Não sei exatamente se é verdade.
- A segunda peneira é a da BONDADE. Com certeza, deves ter passado a informação pela peneira da bondade. Ou não?
Envergonhado, o homem respondeu:
- Devo confessar que não.
- A terceira peneira é a da UTILIDADE. Pensaste bem se é útil o que vieste falar a respeito do meu amigo?
- Útil? Na verdade, não.
- Então, disse-lhe o sábio, se o que queres contar-me não é verdadeiro, nem bom, nem útil, então é melhor que o guardes apenas para ti.

Meninas, o Blog é um ambiente de amizades, e eu só quero que se somem amizades, dia após dia, quando fiz o Blog não tinha a pretensão de que ele fosse crescer tão rápido, mas cresceu e me acrescentou pessoas incríveis a minha vida, amooooo vocês amigas, cada uma de vocês, com suas particularidades, e espero que dia após dia, venham novas comentaristas se unir a nós em nossa amizade intima virtual...
Quanto a competição das TOP, criei com o intuito de valorizar quem está sempre aqui, pois queria presentear vocês que fazem do blog algo especial, com seus pontos de vista, com nossos bate papos via comentários, isto tudo faz do blog, um lugar diferente de tudo que tenho visto, pois podemos nos conhecer e conviver como se fôssemos amigas que se reúnem em casa, e irei manter exatamente tudo como está, pois amo poder conviver com vocês nestes espaços, entre posts, e comentários...
Então flores, obrigada por estes momentos e vamos que vamos, convivendo entre comentários, que são palavras lançadas, e tenhamos cuidado, para só acrescentarmos dias após dias amigas, e não apenas números...
Bjinhusssss                                                                            Jana Piccolotto...

29 comentários:

  1. Nossa Jana eu sempre passo essa mensagem das tres peneiras de Sócrates aos meus alunos ... em todo inicio de curso!

    ResponderExcluir
  2. é super difícil de usar todas né? mas profissionalmente falando eu uso!!! é claro que qdo jogo conversa fora é diferente!

    ResponderExcluir
  3. e eu tenho que ter um auto controle extremo porque minha lingua é mais rápida que meu cerebro e aí já viu ... falou, pagou!

    ResponderExcluir
  4. e realmente a amizade vale mais do que qualquer presente ... entãso não tem sentido ficar competindo!!!

    ResponderExcluir
  5. dou as minhas pisadas na bola mas muitas vezes pq sou franca mas como dizia um grande amigo meu ... nem todo mundo gosta de ouvir a verdade e se ninguem te perguntar guarde pra você!

    ResponderExcluir
  6. e essa mensagem sempre me faz lembrar de uma outra onde diz que um menino vai lavar o carro do pai com "bom bril" e risca ele todo ... o pai fica tão nervoso que bate tanto nas mãos dele que elas precisam ser amputadas ... ai o menino acorda depois da cirurgia, pede desculpas ao pai para reparar o seu erro e completa ... pai agora posso ter as minhas mãos de volta???
    Depois que o leite foi derramado não adianta chorar ... portanto é necessário cautela para que ele não transborde!

    ResponderExcluir
  7. e eu sempre choro quando recebo essa mensagem e leio ... acho ela super profunda e com uma mensagem direta!

    ResponderExcluir
  8. mas sabem meninas o que mais eu aprendi aos longos dos meus quase 32 anos, principalmente conversando com o meu terapeuta? Que ignorar um fato ou uma pessoa machuca muito mais do que palavras ... pq se a pessoa responde significa que pelo menos ela ouviu o que vc disse, que te reconhece como pessoa ... experimenta fazer ou falar algo pra alguem e ela ignorar ... é como se vc não existisse, como se ela não te desse importancia como pessoa e a psicologia explica que isso é muito pior do que falar!

    ResponderExcluir
  9. e quer saber? eu assino embaixo ... já respondi a pessoas como também igborei e quando ignorei a reação delas foi beeeeeeeeeem pior .... mas não devemos fazer nem um nem outro e sim cativarmos a amizade né??? mas que atire a primeira pedra que nunca teve um desentendimento seja em familia ou com amigos!

    ResponderExcluir
  10. AMOOOOOOOO todas vocês e peço desculpas se magoei alguem porque foi sem intenção ta??? Melhor eu escrever pq as vezes eu dou minhas pisadas e nem percebo ...

    ResponderExcluir
  11. Oi, Jana, Nane, meninas!!
    Bjim, em todas!

    ResponderExcluir
  12. Jana a mensagem realmente é bem profunda!!!

    ResponderExcluir
  13. E realmente é difícil, pois as vezes falams sem perceber que vamos machucar alguém!! Além de que ás vezes queremos dizer uma coisa e o outro entende completamente diferente!!

    ResponderExcluir
  14. Eu procuro sempre pesar e ver o que vale mais "a pena, falar ou calar!!!

    ResponderExcluir
  15. Mais estamos aqui pra nos divertir, trocar idéias, fazer amizades e é isso que vale!!

    ResponderExcluir
  16. Adoro vocês e esse espaço que temos aqui é realmente diferente de todos por onde passei, por isso sempre estou aqui!!

    ResponderExcluir
  17. Então é sempre melhor pensar antes, de falar,pena que as vezes eu meto os pés pelas mãos ai já viu.

    ResponderExcluir
  18. Eu sou muito impulsiva e quando vejo já falei!

    ResponderExcluir
  19. Por isso eu estou aprendendo a não dizer tudo que penso.

    ResponderExcluir
  20. Quinha, depois que casei com meu marido que é um libriano eu acho que meu lado Ariano morreu um pouco
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  21. Essa msg das tres peneiras é muito linda

    ResponderExcluir
  22. é super difícil de usar todas mesmo Nane.

    ResponderExcluir
  23. Looks Brechó disse...

    Eu procuro sempre pesar e ver o que vale mais "a pena, falar ou calar!!!

    Pois é.. eu as vezes fico morrendo por dentro por querer falar e ter que guardar!

    ResponderExcluir
  24. Mais pra não magoar é melhor ficar caladinha!

    ResponderExcluir
  25. Muito lindo..muitas vezes sou magoada e me calo p nao magoar....

    ResponderExcluir
  26. as vezes na hora da raiva é melhor ficar quieta e sair de perto , do que falar algo que possa se arrepender depois.

    ResponderExcluir

Meninas, responderei suas perguntas sempre por aqui, então voltem sempre, e vamos bater papo, via coments, rsrsrsrs...